Notícias
 

Sistel CPqDPrev: PREVIC determina cumprir o Regulamento!
(22/12/2013)

Planos CPqD: Previc determina que SISTEL cumpra taxa de juros de 6% no CPqDPrev até set13. Todos aposentados desde 2009 podem beneficiar-se. Sistel pode recorrer.

Ação vitoriosa da ANAPAR e SINTPq contra a Sistel CPqD junto à PREVIC obriga a SISTEL a recalcular as aposentadorias desde 2009, com os juros de 6%, estabelecidos no Regulamento. Vários Assistidos do CPqDPrev podem ter aumento do Beneficio. Migração para o InovaPrev pode ser afetada.

Vide comunicado do SINTPq:

"A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) acatou na última segunda-feira, dia 16, a denúncia realizada pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) em conjunto com o SINTPq sobre irregularidades na taxa de juros aplicada pela Fundação Sistel no CPqDPrev. Com a decisão, a Sistel tem o prazo de 90 dias para se adequar ao regulamento, que prevê a correção da taxa de juros em 6% ao ano para quem se aposentou até setembro de 2013 (quando foi aprovada a mudança do regulamento do CPqDPrev e a criação do Inovaprev).

Na prática, isso quer dizer que todos os participantes do CPqDPrev aposentados desde 2009 (quando a taxa de juros começou a ser reduzida) terão suas aposentadorias recalculadas e ajustadas para cima. A aplicação da taxa de 6% irá ainda impactar nas reservas do CPqDPrev e, portanto, o cálculo para aqueles que migrarão para o InovaPrev poderá sofrer alterações.

Para o SINTPq, a decisão da Previc é correta e corrige um erro grave cometido pelos gestores do plano CPqDPrev que ao não cumprir o próprio regulamento, prejudicaram todos os que se aposentaram desde 2009, quando o regulamento deveria ser alterado para se adequar a nova taxa de juros.

Como confiar nos gestores do plano que não cumprem o próprio regulamento e agora podem provocar prejuízos a todos os participantes ativos?

Outro erro recente cometido é o não oferecimento do CPqDPrev aos novos trabalhadores do CPqD desde março deste ano, o que poderá render punições aos gestores.

O sindicato defende ainda que a Previc deva penalizar os responsáveis pelo descumprimento do regulamento a fim de que as normas sejam respeitadas pelos administradores, que inclusive são os responsáveis pela elaboração do regulamento.

Essa decisão poderá afetar ainda o processo de transição do CPqDPrev para o InovaPrev e o SINTPq alerta aos trabalhadores para que tenham muita cautela neste momento e que esperem a manifestação do CPqD e da Sistel sobre o assunto antes de uma possível migração entre os planos.

O sindicato irá solicitar ainda uma reunião com a direção do CPqD para que eles apresentem quais serão os impactos da decisão da Previc.

Segundo informações levantadas pelo SINTPq, a Sistel deverá recorrer da decisão."

Fonte: Site do SINTPq (20/12/2013).

Veja Oficio da PREVIC para ANAPAR:



blog aposentelecom
  Sistel: Pagamentos de Junho/26
   24.06.26
  Sistel: Pagamentos de Maio/26
   24.05.26
  Sistel: Pagamentos de Abril/26
   24.04.26
  Sistel: Pagamentos de Março/26
   27.03.26
  Sistel: Pagamento de Fevereiro/26
   24.02.26
  Sistel: Exames Preventivos 2026
   04.02.26
  Sistel: Pagamentos de Dezembro/25
   16.12.25
  Sistel: Pagamento de Novembro/25
   20.11.25
  Sistel: Pagamento de Outubro/25
   22.10.25
  Sistel: Pagamento de Setembro/25
   25.09.25
«« voltar